Páginas

domingo, 4 de abril de 2010

Roma: Dia 1. Chegada.

Depois de vários meses de enrolação, começamos a destrinchar o roteiro das nossas férias. Impressões? Para resumir: viajar é mágico. Para mim foram várias primeiras vezes de uma só vez: primeira vez que subi num avião (tirando o ultraleve em Monte Verde, vai), primeira vez que saí do país. Nada mal pra desvirginar o passaporte. Passamos quase todo o mês de abril sem trégua, batendo perna por Roma, Paris e Barcelona no melhor estilo "posso descansar quando morrer". Espero que nossas dicas possam ajudar outras pessoas interessadas em fazer essa viagem.

Embarcamos na noite do dia 2 de abril, sexta-feira, para Paris via AirFrance, onde pegaríamos outro avião para Roma. Nosso voo atrasou e, quando chegamos lá, o outro já tinha partido! Se você for de AiFrance, prepare-se, a companhia dá dessas. No aeroporto Charles DeGaulle, esperamos sentados outra partida pra Itália. Quando chegamos a Roma, já era noite, ou seja, perdemos o sábado. :-(

Metrô de Roma.

A primeira impressão não foi boa. O aeroporto Fiumicino, em Roma, é ligado a uma estação de trem onde um funcionário fumava dentro da cabine do caixa (eca). De lá, pegamos o trem para a estação Termini, uma espécie de estação Sé (metrô de São Paulo), onde as linhas de trem e metrô se encontram. O lugar todo, aliás, tem pinta de Sampa: feioso, feito de concreto e cheio de gente apressada. Tivemos a impressão de ter desembarcado na cidade errada. Estação enorme, mal sinalizada e mal servida de escadas: lá fomos nós arrastando mala de rodinha pra cima e pra baixo, procurando onde comprar passagens de ônibus. Você não encontra máquinas nem bilheterias. Uma funcionária de limpeza muito prestativa, mas que não falava um nada de inglês (assim como não falamos nada de italiano), conseguiu nos explicar que só poderíamos comprar as passagens numa tabacaria dentro da estação. E toca descer e subir escadas de novo em busca da dita.

O transporte público em Roma é bastante precário em comparação ao de outras capitais e cidades turísticas europeias. O bilhete de transporte romano serve para ônibus, metrô e tram, mas não para o trem que vem e vai do aeroporto. Há bilhetes válidos por 1, 3 ou 7 dias, com número ilimitado de viagens. Podem ser comprados em tabacarias e revistarias. Só depois de fazer a viagem descobrimos o site Dicas de Roma, com um fórum onde os usuários explicam tudo o que você precisa saber e mais um pouco. Fica a dica. ;-)

Finalmente embarcados com um batalhão de turistas e malas. No trem, conhecemos um casal de noruegueses que explicou que sempre que possível desciam para o sul, pois qualquer calorzinho para eles é lucro, já que na gelada Noruega a diversão se resume a comer, beber e fumar. A gente morrendo de frio e eles com camisas leves. Europeus...

Sair de um metrô no meio de uma cidade que você não conhece e onde não há ninguém esperando para mostrar como tudo funciona é sempre muito curioso. Não reservamos traslado, nos viramos sozinhos. Subimos da estação de metrô Bologna, no meio da noite, para uma vizinhança silenciosa onde tudo estava fechado e ficamos em estado de alerta, andando com anotações e mapas o tempo todo.

Hotel Fenix visto da Via Nomentana.
A impressão de estar em São Paulo já era. Vizinhança bonita, arborizada, quieta, com carros de todo tipo estacionados nas ruas em plena noite como se os donos nunca tivessem ouvido falar em roubo. Ali ficava o ótimo Hotel Fenix (via Gorizia, 5), onde tínhamos reserva. Fomos bem atendidos por funcionários fluentes em inglês que te tratam como se você fosse um velho amigo, principalmente Simona e Massimiano, nossos xodós. Pedimos comida no quarto - quentinho, por conta das janelas hermeticamente fechadas que também teríamos em Paris -  e desmaiamos. Minha primeira noite fora do Brasil.

Casarões na Via Nomentana.

Curiosidade: o Hotel Fenix fica na esquina da Via Gorizia com a Via Nomentana, uma das grandes estradas da Roma Antiga que levavam da capital para o resto do mundo conhecido. Vias como essa partiam das portas da cidade, que acabou vazando pelas muralhas. A Nomentaba hoje é uma avenida chique que abriga belos casarões e as tais villas italianas. O Fenix é um edifício bem novo e, como chegamos antes da alta temporada, ficar lá foi mais barato do que parece. Lugar bonito, aconchegante, com banheira, ótimo atendimento, café da manhã generoso e cardápio legal no seviço de quarto se você pedir o rango até as 22 horas. Olha o Hotel Fenix no Google Street View.

Valeu a pena ficar lá! Mas, se quiser economizar de verdade, básico: vá de albergue.

A seguir: Coliseu, Palatino e Centro Velho.