Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia 4: Córdoba e a catedral-mesquita

Ponte romana que dá acesso ao centro velho de Córdoba.

No nosso quarto dia na Andaluzia (28 de abril de 2011), fomos realizar um sonho de muitos anos da Mila: visitar Córdoba, cidade que já foi a capital de um califado muçulmano em plena Europa medieval. :-)

Pegamos um trem de Sevilha para lá. Os trens espanhóis são muito rápidos - alguns chegam a cobrir 300 km por hora - e confortáveis. É bom comprar a passagem na noite anterior ao dia em que você quer ir, para garantir seu lugar. É como ir de São Paulo a Santos - dá para fazer um bate-volta tranquilamente, e você ainda pode dormir no caminho.



Não se preocupe em levar um guia. Na estação de trem, você encontra folhetos e mapas com TUDO o que há para fazer na cidade e como chegar, em vários idiomas. Tudo patrocinado pelos restaurantes e hotéis que anunciam nesses folhetos. ;-)

Então, novamente fizemos tudo o que interessava a pé. A partir da estação, percorremos ruas amplas e arborizadas, feitas sob medida para os turistas, e depois as vielas simpáticas junto à antiga muralha, até chegar à lendária Catedral de Córdoba. Com seus mais de 800 arcos vermelhos e brancos, ela também fica às margens do Guadalquivir e rodeada por um labirinto de ruas medievais. Já foi uma mesquita e, antes disso, uma igreja cristã visigótica.

Os tais arcos vermelhos e brancos...

... são considerados típicos da arquitetura mourisca na Espanha...

... mas, na verdade, foram copiados pelos árabes dos arcos da igreja visigótica cristã que existia nesse local.

Mais da bela arquitetura mestiça.

Peças visigótica da igreja original, em exposição na catedral.

No centro velho há muitas opções de compras e comida. Bom lugar para adquirir lembranças para a parentada. Em todo canto há gente distribuindo folhetos de restaurantes. Fomos atrás de um desses por pura curiosidade para comer a "comida típica Sefarad e Al-Andaluz", com muitas opções vegetarianas.

Cardápio do restaurante.



Lojinhas em Córdoba.

Nosso passeio em Córdoba acabou cedo, porque ficamos confusos com os horários de saída dos trens. Mas só de termos podido ver a Catedral por dentro e por fora, valeu o dia.

Uma vista da muralha.

Mila diante da Catedral de Córdoba.


Na próxima postagem: Málaga... e um tiro no pé. :-P

Nenhum comentário:

Postar um comentário