Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Madrid: Dia 1. Uma Paris ibérica.

30 de abril de 2011.

Madrid, uma cidade imperial!
Hoje, finalmente, pegamos o trem de alta velocidade e chegamos a Madrid - com previsão de uma semana inteira de chuva. :-(

Mas não desanimamos e, chegando ao hotel, largamos as malas aqui e já saímos para conhecer a cidade. Que é linda!
Arquitetura do centro de Madrid.
Madrid não é uma típica cidade espanhola, mas sim uma típica metrópole europeia, com tudo o que as maiores cidades têm a oferecer. Apesar das lojas de leques e lembrancinhas, dos bares de "tapas" e de alguns redutos de flamenco, os clichês espanhóis ficaram lá na Andalucia; aqui, o negócio é bem outro. A arquitetura é imperial, com largas avenidas, prédios luxuosos e jardins belíssimos, povoados por fontes e estátuas. Madrid é uma espécie de Paris espanhola. Três dos maiores museus de arte do mundo ficam aqui. :-)

Estamos hospedados em um apart hotel que foi relativamente barato, porque fica numa área residencial bem longe do centro de Madrid - e bem perto do aeroporto, o que é conveniente porque no dia em que voltaremos a Sampa nosso avião vai sair daqui MUITO cedo. Mas o metrô aqui é maravilhoso, funciona até as 1:30 da manhã e tem uma estação logo ali na esquina. Demora um pouco para chegar ao centro, mas não tem problema; se o clima colaborar, faremos tudo andando, como sempre, eheheh. Temos a vantagem de estar numa região silenciosa e bonita, num apartamentinho bem agradável e com ótimo preço - quanto mais central, mais caro, né?

Uma das portas que levam para a Plaza Mayor.
Quando chegamos, já eram umas 3 da tarde, então resolvemos apenas andar pela cidade, fazer um "reconhecimento" do local. Passamos por vários pontos famosos: a Plaza del Sol, a Gran Via, o Palácio Real com seus jardins, a Plaza de España com suas estátuas de Don Quixote, Sancho Pança e do próprio Cervantes... Tudo muito bonito, limpo e bem cuidado. Só paramos às 10 da noite, e o movimento nos bares madrilenhos estava só começando.

Monumento ao Miguel de Cervantes.
E a vista que se tem do monumento.
Houve várias pancadas de chuva durante o dia, mas nada demais. Se continuar assim, não vai melar o nosso passeio. ;-)

Amanhã tentaremos visitar o interior do Palácio Real, que hoje funciona apenas como local de cerimônias oficiais e atração turística; a família real espanhola mora em outro lugar. Na segunda-feira queremos ir a Toledo (imperdível!) e na terça devemos ir a Segóvia.

Escultura em frente ao Congresso nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário