Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Berna: Dia 2. Centro velho.

Uma das torres com relógios do centro velho de Berna.
Hoje fez frio, choveu, depois fez sol, depois choveu, depois ventou, depois esquentou, depois esfriou e choveu de novo... Tudo em um só dia. Igualzinho ao clima de Sampa. A gente se sentiu em casa!

No hotel, ganhamos dois mapas da cidade. E a primeira coisa que fizemos foi ir até o Coop, bem na frente do hotel, para comprar água e o lanche da tarde (achocolatado em caixinha Tetrapack – o qual, aliás, esperávamos que fosse maravilhoso, já que estamos no país do chocolate, mas os achocolatados brasileiros são muito melhores). Depois, fomos à estação de trem comprar as passagens para nosso próximo – e último – destino: Lyon, na França, com conexão em Genebra, daqui a 2 dias.

Resolvida a questão, fomos andar pelas ruas aqui do centro histórico, vendo as famosas fontes, a Torre da Prisão e a Torre do Relógio – a Zytglogge, onde, a cada hora inteira, os bonequinhos do relógio se mexem e giram. Tem uma bandinha de ursos músicos e um galo que bate asas e solta um som cômico. O espetáculo em si não é lá essas coisas, já vimos um relógio mais elaborado em Madri. O que impressiona de verdade é saber que o mecanismo dessa torre foi inventado no século XVI!

Zytglogge, a torre do relógio medieval.

Detalhe do relógio.
Rua com arcadas típicas dessa cidade.
De lá, chegamos à Rathaus, a prefeitura, ao lado da qual há uma fonte e uma bela igreja ainda católica, na qual infelizmente não pudemos entrar. Demos a volta nela para entrar na Brunngasse, uma pitoresca rua em forma de arco.
Para aproveitar espaço, as construções se projetam sobre as calçadas. Os pedestres podem passar sob as arcadas. Mas a cidade é tão calma que a gente anda na rua mesmo...

Mais detalhes das fachadas e arquitetura de Berna.

Curiosa fonte medieval com um ogro comendo uma criança. O que esse pessoal da Idade Média tinha na cabeça?
Parece que quinta-feira é o dia em que vêm excursões turísticas de outras cidades... Ontem, Berna estava praticamente vazia. Hoje, grupos guiados estavam por toda parte. Deixamos a península para eles e atravessamos a Kornhausbrücke, indo parar em uma área principalmente residencial da cidade. Sentindo a hora do almoço chegar, compramos sanduíches no Migros mais próximo e comemos sentados na Breiteinrainplatz, uma pracinha toda florida. Andamos até a caserna da cidade, depois voltamos descendo a Aargauenstaden, de onde conseguimos ver a cidade por outro ângulo. Ótimo ponto para fotos. :-)

Cruzando a ponte para o outro lado do Aare.
Olhando para o centro medieval da cidade.
Detalhe das estreitas ruas do centro velho.
Mais uma vista do limpíssimo Aare.
Atravessamos a Nydeggbrücke de volta para o centro velho, onde o pequeno labirinto de ladeiras e escadas nos conduziu a uma igreja ainda católica na Nydeggstauden e à saída da Untertorbrücke, na Läufenplatz. Ali, vimos algo que nos alegrou e ao mesmo tempo nos entristeceu: na saída para o rio havia algumas ruínas da cidade antiga e um paredão com uma bela gravura de como a cidade já foi. No entanto, essas ruínas e paredão estavam pichados! Sabemos que poderia ser pior, mas fizemos questão de fotografar isso para quem gosta de dizer que “a Europa é outra coisa”. Apesar de Berna ser uma cidade absurdamente limpa, gente besta existe em todo lugar, infelizmente.

Detalhe das ruinas de uma casa antiga.
Pichações e má conservação de um ponto histórico da cidade.
Fomos voltando pela Gerechtihkeitsgasse, uma das ruas principais do centro velho. Ela possui várias das famosas fontes medievais coloridas e a arquitetura típica de Berna: edifícios baixos construídos sobre arcadas. Debaixo dessas arcadas, hoje, há lojas de antiguidades e roupas, restaurantes, bares etc. Mais abaixo ainda, há curiosos porões, que hoje abrigam também bares, ateliês e outros espaços interessantes. Achamos até um cine privê. Acreditamos que em outros tempos esses locais tenham sido porões das casas, abertos para a rua, ou mesmo residências de pessoas mais pobres.

Casas com seus porões.
Atravessamos a Kirchefeldbrücke e fomos parar na Helvetiaplatz, onde tem o Museu de História de Berna, um tipo de castelinho bem atraente, que nos deixou curiosos. Planejamos voltar lá amanhã, pois já estava fechado, para ver se vale a pena visitá-lo. Voltamos à península e tentamos dar a volta no Bundeshaus, o Parlamento, um palacete muito bonito, mas parece que estava rolando algum evento importante no local e várias ruas ao redor estavam bloqueadas e vigiadas por policiais. Mesmo assim, conseguimos dar uma boa olhada no prédio. Mas a chuva apertou bem quando chegamos ao Kleine Schanze, um parque e mirante muito bonito, então resolvemos encerrar a noite e curtir a banheira. ;-)

Rua da parte mais nova da cidade.
Museu de História de Berna.
Casa do Parlamento de Berna. No dia, estava todo fechado para algum evento nacional.