Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Berna: Dia 3. Despedida


Vista da torre da Catedral de Berna. Uma ótima visão da cidade.
Ruas medievais vistas do topo da catedral.
Em nosso último dia em Berna, resolvemos finalmente subir a torre da catedral e ver a cidade lá de cima.
A torre estava em reforma, mas mesmo assim estava aberta para visitação. O dia ensolarado ajudou. Conseguimos ótimas fotos. O topo da torre é enfeitado com estátuas rústicas de trabalhadores tradicionais da cidade.
Trabalhadores esculpidos na torre.
Saindo de lá, fomos em direção ao Bundeshauss, o Parlamento, que é um belo palacete. No dia anterior ele estivera cercado por causa de algum evento e não pudemos nos aproximar. Hoje, as ruas em volta estavam abertas e pudemos chegar bem perto dele. Aí vai uma foto:

Parlamento da capital da Suíça.
Ao lado dele há uma série de parques bem verdes. Um deles é o Kleineschanze. De lá temos, vista para o parlamento e para o rio Aare. Muitas pessoas param para admirar a paisagem e aproveitam para fazer um lanchinho. Olha só as fotos... Impossível não parar aqui, né?
Vista do parque Kleineschanze.
Ali, há um pequeno lago artificial e um monumento aos correios e telégrafos do mundo, que uniram as nações e continentes. Antes da Internet, claro. Nas estátuas, vemos representadas as fisionomias de diversos povos em personagens que se dão as mãos e voam em torno do globo.

Parque tranquilo com lago e patinhos.
Monumento aos correios e telégrafos. Só não sabemos quem é a moça elegante com pinta de rainha.
Andamos pela rua Bollwerk e atravessamos a ponte Lorainebrücke. Lá, encontramos o Jardim Botânico de Berna, o Botanischer Garten, cuja entrada é de graça. Claro que aproveitamos. Era um lugar simples, mas muito bonito, com diversas espécies vegetais sendo cultivadas. Tinha até canteiros de vários tipos de musgo.
Mais um bonito parque no meio da cidade...
...e é de graça!!!
Depois, resolvemos ir até o Grosseschanze, onde havia a Einsteinterrasse, ou Terraço de Einstein. É um mirante enorme de onde se tem uma vista bacana da cidade e montanhas ao longe. Por algum motivo, não temos fotos desse lugar, mas provavelmente temos um vídeo, que será editado mais adiante.
Aproveitamos o lugar para fazer uma parada e come sanduíches comprados no Migros. Muitos estudantes tiveram a mesma ideia: o local estava cheio de jovens fazendo piqueniques. Andamos também pelas ruas atrás da universidade, com prédios baixos e bonitos.

Atravessamos a ponte Nydeggbrücke e andamos pelo outro lado do rio Aare. Subimos a Grossemuristalden, uma longa estrada arborizada. A vista era muito bonita de lá.
Um banquinho, uma ótima vista e a companhia perfeita... Precisa de mais alguma coisa?!
Um gato veio nos fazer companhia e apreciar a vista também. Mas ele estava mais interessado em caçar insetos na grama do que em ganhar uns cafunés!
Entramos na Kollerweg, que é uma rua bonita do lado do bosque Staudenrain, onde as pessoas fazem caminhadas. Entramos na rua Marienstrasse e caimos na Helvetiaplatz (praça). Andamos pelas ruas da região, que é quase completamente residencial, bem mais nova que o centro da cidade, muito limpa e bonita, até cair na Dalmazequai, que é uma via marginal do rio.

Atravessamos a ponte Dalmazebrucke e fomos subindo as ruazinhas até o Bundesterrasse. A noite já vinha e, nessa hora, nesse ponto, nós nos despedimos da cidade. Mas é claro que, antes de cair na cama, escolhemos um restaurante não muito caro para não sair da Suíça sem experimentar um prato típico: fondue!

O rio Aare e o Parlamento ao anoitecer.
Nossa última refeição na Suíca: um bom fondue!
Amanhã: Lyon, França!

Nenhum comentário:

Postar um comentário