Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Zurique: Dia 4. Landesmuseum e despedida.


Landesmuseum, o museu da história suíça.
Saímos com destino ao Landesmuseum de Zurique, um belíssimo edifício com jeito de castelo junto ao rio Limmat. Vimos a exposição Kapital, sobre Veneza, Amsterdã e o sistema financeiro moderno, com empréstimos, bancos, juros e especulação, que foi iniciado por essas duas potências mercantis. Veneza sobressaiu-se como um centro financeiro e posto comercial entre o Oriente e o Ocidente desde antes do Renascimento, o que serviu para patrocinar a era de ouro dessa cidade. Mais tarde Amsterdã despontou também como cidade de financistas. A expo incluía obras de arte de várias épocas, maquetes de villas italianas, bons textos explicativos e objetos usados pelos comerciantes e banqueiros da época em seu trabalho. Pena que não tinham algum livro sobre o assunto à venda na lojinha do museu. Grande chance de a gente comprar uma coisa assim.

No mesmo museu, vimos a exposição Postmodern, que mostrava a cultura e estilo das gerações pós-Segunda Guerra Mundial e que teve seu fim no início da década de 1990. Muita coisa esquisita e ao mesmo tempo familiar para nós, especialmente no que se refere à moda e à música dos anos 1980 (nossa infância).

A exposição permanente do museu era sobre a história do povo suíço, mostrando os primeiros assentamentos celtas, as conquistas romanas, a Idade Média e as personalidades e eventos atuais.

Ótima exposição sobre Veneza e Amsterdã chamada Kapital.
Saímos do museu às 5 da tarde, roxos de fome. Queríamos almoçar num restaurante vegetariano chamado Bona Dea, colado na estação de trem e bem perto do museu, mas ele estava fechado. Então, andamos um pouco pelo Neumarkt, uma região comercial tradicional, e acabamos comendo umas piadinas (tipo de lanche italiano). No final, em Zurique, só comemos comida italiana... E, claro, só porque tínhamos escolhido passar o dia inteiro no museu, descobrimos que lá fora finalmente havia sol. Olha só que céu lindo nas fotos!

Mais casarões suíços.
Trepadeiras verdes e vermelhas embelezando os muros de Zurique.

Ruazinhas de comércio no Neumarkt.
Fizemos mais uma caminhada pelas ruas do lado leste do Limmat e subimos até a Universidade de Zurique. Lá, tem-se uma bonita vista da cidade.

Universidade de Zurique.

Vista do terraço da universidade.
Mais tarde, entramos no Coop pra comprar sanduíches e leite com chocolate para o jantar. Comemos olhando o rio à noite, espiando a Fraumünster e ouvindo músicos de rua. Depois, voltamos para o hotel. Tínhamos um trem para pegar na manhã seguinte...

O Zürichsee no final da tarde. Ao fundo, um pedaço dos Alpes.

Casa de ópera de Zurique.

E com esta foto nos despedimos de Zurique. Amanhã, Berna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário