Páginas

sábado, 6 de outubro de 2012

Lyon: Dia 1. Visão geral

Lyon, uma baita metrópole!
Lyon, França.

Nossa primeira sensação, ao sair da estação de trem para procurar o metrô e vir para o hotel, foi de choque: deixamos uma região calma e silenciosa, de cidades pequenas e pitorescas, para vir parar numa agitada metrópole, com metrô sujo, pedintes, barulho e todo o resto! Parece até que já estamos em Sampa, rs!

Mas sabemos que Lyon tem muito mais do que isso a oferecer. A cidade é bastante antiga e nossa expectativa é de encontrar um pouco de tudo por aqui.

O rio Rhône, um dos dois que cortam a cidade de Lyon.
Outra vista do Rhône.
De fato: em 5 horas de rolê, a impressão que ficou é de que Lyon é uma São Paulo com centro medieval, passado romano e um rio limpo - ou melhor, dois! Esta cidade é incrível, parece realmente ter de tudo! Isso porque não faremos os passeios fora do grande centro, aqueles para os quais é preciso pegar uma excursão ou alugar um carro...

De nosso hotel no bairro de Croix-Rousse, conseguimos ver um pedação da cidade, pois estamos hospedados em um altiplano que domina Lyon, cheio de mirantes! Nem sabíamos dessa vantagem quando escolhemos o hotel - só queríamos que fosse numa vizinhança decente e perto de um metrô. Daqui, o que se vê é uma metrópole com arranha-céus de vidro dominando o horizonte. Infelizmente, há também pixações, garrafas quebradas e lixo deixado pela turma que resolve fazer balada nos mirantes. Coisas de cidade grande, fazer o quê?

Pedimos um mapa na recepção do hotel e fomos bater perna. Na borda do penhasco, quero dizer, do mirante, uma habitante nos viu confusos com o mapa e se ofereceu na maior gentileza para nos explicar como chegar aonde queríamos (o rio, claro). Descemos várias escadarias, curiosamente povoadas por plaquinhas com imagens de objetos artísticos, sinalizando aos turistas que estão no caminho certo.

Centro de Lyon. E olha que nem é o centro "velho" ainda.
Fonte em um dos cantos de um enorme pátio no centro da cidade.
A arquitetura neoclássica predomina nessa parte da cidade.
No centro, fomos salvos, é claro, por um lugarzinho que servia comida italiana, o La Nouvelle Brasserie. Lá, a comida é servida em porções muito originais (e convenientes): pequena, média, grande e extragrande. Rápida, gostosa e barata.

La Nouvelle Brasserie serve comida em 4 tamanhos: pequeno, médio, grande e extragrande.
E, como dá pra ver em nosso prato, pegamos uma porção pequena de comida pra garfar rapidinho.
Mas só depois de andar primeiro até o rio Rhône e depois até o Saône é que encontramos o que realmente nos interessa: casario medieval, palacetes renascentistas, belos edifícios do século XIX, igrejas impressionantes, rio com passeio para pedestres na margem, banquinhas de livros antigos, lojas de antiguidades e decoração e chocolaaaaaateeeeeee!!!

Gente, convulsionei.

O outro rio de Lyon: Saône.
Escadarias típicas no centro velho - o realmente velho.
Estamos apanhando para decidir quais museus visiteremos e quais não, já que só temos até quarta-feira. Pensávamos em um bate-volta para Avignon, mas aqui mesmo são tantas as coisas para ver que já vimos que nem rola. Só sabemos que, hoje, já babamos um bocado nas ruas estreitas do centro medieval, especialmente na Cathédrale Saint-Jean Baptiste de Lyon (igreja de São João Batista), construída entre 1180 e 1480. Amanhã, subiremos ao monte onde fica a impressionante Catedral Notre-Dame de Fouvière, o Museu Galo-Romano e dois anfiteatros do tempo do Império Romano.

Preciso de um calmante.
Atenciosamente,
Mila

Notre-Dame de Fourvière vigiando a cidade.
Cathédrale de Saint-Jean Baptiste (São João Batista),.