Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Milão: Dia 2 - Castello Sforzesco, Parco Sempione e Igreja San Satyro

Portal em uma das ruas de Milão.

Na parte da manhã nós fomos à estação de trem para comprar passagem para nosso próximo destino: a Suíça. Na volta andamos, por belas ruas de Milão.

Fachadas no bairro onde ficamos hospedados.
Saca os prédios modernosos no horizonte. Aqui tem de tudo: história e modernidade.
Resolvemos voltar ao Duomo de Milão. Essa igreja gótica é enorme e tem várias torres que lembram agulhas. Entramos e lá dentro é bem escuro, apesar dos enormes vitrais nas janelas.

Duomo e suas várias torres. Neste dia, a torre principal estava em reforma. Então, nada de ver Milão do alto. :-(

Figura estranhíssima que encontramos dentro da catedral. O sujeito parece estar esfolado, segurando a própria pele! Descobrimos depois que é São Bartolomeu.

Interior do Duomo. Imponente, não?
Almoçamos um risoto e um canelone em um dos muitos restaurantes ao redor da piazza. Depois, fomos caminhando até o Castello Sforzesco, uma formidável fortaleza do século XIV, restaurada depois, no século XIX, mantendo o formato medieval. Hoje ela é um museu. Não entramos, pois sabíamos que seria uma visita demorada. Mas andamos nos jardins em torno do castelo até a Piazza della Pace, onde há um grande arco do triunfo.

Ruas próximas ao Duomo: limpas e organizadas.

Castello Sforzesco. Mó climão de viagem no tempo! Ignore os carros em último plano.

Pátio interno do castelo.

Mila querendo uma roupa de época para combinar com o lugar!

Outro pátio interno. Só não conseguimos tempo para entrar dentro do castelo-museu.

O nome dessa ampla área verde em torno do é Parco Sempione (um parque inteiro com rede wireless de graça!).

Um arco do triunfo, que aqui é chamado de Arco da Paz (Arco della Pace).
Voltamos e fomos até a igreja Santa Maria presso San Satiro, ou, simplesmente San Satiro. Construída no século XV, é famosa pela pintura com efeito de perspectiva que simula profundidade, dando à nave da igreja um formato de cruz que, na verdade, não existe. O efeito é conhecido como trompe l'oeil. E tem uns supervisores dizendo "no photo" o tempo todo, mas...

Fachada de San Satiro.
Parece que aquelas colunas ao fundo e o teto em curva são reais, né? Mas veja a imagem abaixo...

Trata-se de uma perspectiva falsa, pintada para dar à nave da igreja um formato de cruz!
Depois voltamos ao hotel pra descansar e saimos de noite para jantar. Comemos uma pizza em frente do nosso hotel. Nada demais.
A Galleria Vittorio Emanuele II é o primeiro shopping center da Itália, datando do século XIX.

Outra vista da galeria. Bonita em quaisquer ângulo e horário.

Interior da galeria. Não se fazem mais chãos como esse...

Esse foi nosso último dia em Milão. Ainda voltaremos! No dia seguinte, pegamos um trem para Zurique - nossa primeira parada na Suíça!