Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

Zurique: Dia 1. Visão geral em um dia chuvoso

Zurique! Chegamos à maior cidade da Suíça depois de uma viagem totalmente pitoresca pelos Alpes. Pena que era quase impossível tirar fotos com o trem em movimento, mas a paisagem bucólica e fria vale a viagem.
Estação central de trens de Zurique.
De Milão a Zurique, a viagem levou quase 4 horas. No trem, infelizmente, não havia vagão para refeições e ficamos sem comer. Então, chegamos à Suíça com muita fome e, além disso, debaixo de chuva. Na estação,  trocamos euros por francos suíços, comemos um lanche rápido e resolvemos fazer algo que nunca fazemos: pegar um táxi para o hotel.

Fraumünster, igreja com típicas torres de relógios suíças.

O hotel era uma guesthouse, ou casa de hóspedes. Tem apartamentos em diferentes prédios que compartilham uma recepção que fica em outro endereço. Ou seja, precisávamos ir até um endereço para pegar as chaves na recepção e depois ir para outro lugar, onde ficava o apartamento em que ficaríamos hospedados. Um pouco chato isso de ter recepção e quarto em lugares diferentes, mas o apartamento compensava. Era moderno e espaçoso, tinha até uma sala de TV. Deu-nos a gostosa sensação de termos alugado um lugar em Zurique para morar. Ainda que só por 3 dias e meio...

Era um bairro residencial e tranquilo, que não ficava muito longe do centro.

Jardins nas margens do rio Limmat. Paisagenzinha de cartão postal, hein?

Neste dia, eu, David, fazia aniversário de 33 anos e, como presente, ganhei uma bunda roxa!

Deixe-me explicar... Ao sair da recepção do hotel, as escadas que levavam para a rua estavam molhadas por causa do dia chuvoso. Na pressa de sair e pegar o táxi de novo, fui caindo de bunda em todos os degraus até chegar à rua. Se não fosse a mochila que eu estava usando, o acidente poderia ter sido mais feio e poderíamos ter inaugurado nossa estadia na Suíça passando umas horas num hospital. Mas com certeza uma bunda roxa em Zurique no dia do seu aniversário é um presente que você nunca vai esquecer! Eheh.

David "feliz" com seu presente de aniversário!

Depois de finalmente chegar ao quarto e descansar, resolvemos andar pela cidade. Como não tínhamos um mapa descente, foi complicado passera neste dia. Só tínhamos um livrinho que o hotel forneceu e o mapa nele não era detalhado. Ficamos com receio de nos perder e só andamos em linha reta. Mas já deu para chegar ao rio Limmat e, mais adiante, o Lago de Zurique.

A cidade é, em poucas palavras, um cartão postal. Torres agudas de igrejas por todos os lados, com os infalíveis relógios suíços à vista. Muitos canteiros de flores. Ruas, modernas ou antigas, sempre muito bem cuidadas. Um rio e um lago também muito limpos, povoados por diversas aves aquáticas e margeados por casas típicas e áreas verdes. Mesmo com o dia fechado, uma bela cidade para caminhar.

Mais para o final do dia, resolvemos jantar em nosso apartamento mesmo, pois estávamos de chuva, cansados e morrendo de frio (lembre-se de que a Mila esqueceu os dois melhores casacos dela no trem para Milão!). Resolvemos comprar uns lanches em um mercado chamado Coop (que descobriríamos ser praticamente onipresente na cidade...) e pegar algo para o café da manhã. E, como brasileiro existe em toda parte, bem na fila do caixa encontramos um que estava morando na cidade e fez questão de puxar papo conosco. Pena que estávamos cansados demais para ficar ali conversando!

Então, no próximo dia, poderemos mostrar a cidade melhor e com mais fotos!